#Monografis O seu TCC se parece com uma consultoria empresarial

#Monografis O seu TCC se parece com uma consultoria empresarial Olá pessoal Professor Danilo Mota de volta aqui é o canal guia da monografia Será que o seu TCC se parece com uma consultoria empresarial uma consultoria é sobre isso nós vamos conversar nesse.

O seu TCC se parece com uma consultoria empresarial

Vídeo estou aqui de volta para passar um pouquinho da minha experiência como examinador uma avaliador também de tccs Então nesse meio aí acadêmico né já há 15 anos então vou tentar passar um pouco.

Da minha experiência para você e espero que você Assista o vídeo aqui até o final e comente lá acessar vamos conversar então depois da vinheta roda aí.

pois Bem pessoal vamos fazer essa reflexão aqui alguns alunos vem com a proposta geralmente no início do semestre ali né vem com uma proposta TCC.

Que mais parece uma consultoria empresarial tá geralmente essas propostas elas são estudos de caso tá acho que a maioria delas que eu peguei são estudos de caso o aluno trabalha.

Numa empresa ou tem algum vínculo com aquela empresa que que ele pensa Ah vou fazer um estudo um TCC voltado aqui a minha empresa tá algum problema nisso não não há nenhum problema mas eu vou.

Adiantar que não deve ficar claro no seu trabalho que você está sendo parcial na sua abordagem tá bom o pesquisador ele deve ser impacial dia desse então aluno me apresentou uma proposta com um pouco.

Do texto e aí da leitura do texto na introdução ficou Claro ele trabalhava na empresa então ele além de trabalhar na empresa dizer isso no TCC ele já tava o formato do texto dele já tava puxando o.

Saco digamos assim da empresa tá isso é ruim pois apesar do aluno trabalhar na empresa como eu falei deve ser Imparcial Tá bom então o seu TCC vamos ver aqui algumas coisas que eu separei tá para.

Diferenciar o TCC de uma consultoria para você ver a diferença então por exemplo o a consultoria ele tem um caráter empírico Ou seja eu tô falando isso também porque nesse semestre uma.

Aluna minha chegou com uma proposta exercer seus que chegou com uma proposta de TCC no caso ela é consultora de mídias sociais dessa dessa empresa e achou justamente com uma proposta TCC.

Focando as seguintes situação né como que as mídias sociais ajudaram a empresa xyz a terem Mais resultados na pandemia Ora se eu colocar isso como uma consultoria ok né ela fez um trabalho de.

Veja Também:

    Consultoria na empresa e de dessa forma - Monografis

    Lá conseguiu ter trazer resultados para empresa Mas a questão é isso serve para ser um TCC serve se eu não deixe seu tirar esse viés de que eu trabalho lá de.

    Que a empresa é boa de que a empresa é boazinha etc e que o resultado veio através do meu trabalho tá certo então a consultoria tem um caráter empírico né Por exemplo consultoria de levantamento.

    De custos no RH melhoria de processos no setor de produção otimização de cadeias logísticas etc Então tudo isso aí tá relacionado a uma consultoria esse levantamento que no caso do RH pode ser.

    Referenciado literatura ou na experiência do consultor Então vai ter um caráter basicamente empírico o consultor a consultora vai pesquisar lá livros etc mas eu acho que grande parte.

    Ele vai se aliar vai se ancorar na sua experiência profissional tá a consultoria foca necessariamente problema e entregar o resultado ao cliente determinado tempo geralmente no.

    Final da Consultoria a um relatório final com os resultados encontrados e a indicação de como que a empresa deve proceder ou para resolver de vez o problema ou para continuar tendo aqueles.

    Resultados tá a consultoria ela tem um Rigor apenas técnico ou seja ela tem um relatório final que não necessariamente segue as regras da ABNT basicamente Essas são as características.

    De uma consultoria que acontece uma pessoa um consultor chega numa empresa levanta os problemas e aí desenvolve lá no período x as ferramentas aplica cole os resultados determinado tempo tá.

    Já pode acontecer também com o aluno o aluno trabalha na empresa ele trabalha no setor implementou uma melhoria né houve uma vez um trabalho que o cara implementou uma melhoria de troca de.

    Ferramentas acho que é o método esmed se

    Eu não me engano Ah então nós vamos lá implementamos uma do setor implementamos uma melhoria e aí deu resultado ou seja o resto eu planejei executei e já tive.

    Os resultados Então isso é uma consultoria né fica no caráter de consultoria Ou seja eu peguei um problema e eu resolvi Ok se for uma consultoria uma Assessoria Isso é ótimo.

    Mas exatamente eu não posso usar isso como um TCC Tá certo A não ser que como eu posso usar isso num TCC eu tenho eu teste uma teoria tá eu posso testar o TCC assim pelo que eu vejo aí eu vejo.

    Vou falar da minha opinião tá com pesquisador com professor etc eu vejo que um TCC ele tem que testar uma teoria Principalmente eu tô falando aqui um curso de administração economia.

    Contabilidade tá engenharia de produção e algumas outras engenharias você tem que pegar uma ferramenta você pode pegar a ferramenta testar mas dentro de uma teoria Tá certo.

    Até uma teoria dentro de administração na produção por exemplo mas usando alguma área da administração na produção para ancorar o referencial teórico daquele trabalho certo então vamos lá o.

    TCC testa uma teoria o assunto dentro de uma área da ciência Então dentro da área do marketing por exemplo Posso testar alguma área do marketing ou uma teoria específica de marketing tá por exemplo.

    Aqui marketing sensorial ou seja eu tô na área de marketing e tô testando uma teoria dentro de marketing que é o marketing sensorial aí eu digo um estudo sobre variáveis sensoriais no varejo.

    Supermercadoista na cidade Alfa tá Lógico que Alfa que eu inventei tá Então veja o que que eu tenho a teoria eu digo como é que o estudo tá sendo aplicado e eu tô usando as variáveis do marketing.

    Sensorial Paladar olfato etc dentro de supermercado em uma determinada cidade aí você tem uma teoria você ele vai usar um questionário uma ferramenta de repente questionário do marketing.

    Sensorial para poder mensurar uma amostra então recomendo que você coloque uma teoria considera colocar uma teoria o assunto de uma grande área dentro do seu TCC o TCC não VISA ou a monografia.

    Né dissertação etc não Visa necessariamente resolver o problema ao contrário da Consultoria se eu digo que eu já resolvi o problema que eu já pesquisei Já levantei resolvi o problema.

    O resultado é x a pergunta que o pesquisador a banca pode fazer na apresentação por exemplo é tá você já tem um resultado tudo pronto e eu não tenho uma teoria sendo testada para.

    Ancorar resultados anteriores Então para que que eu vou fazer um TCC né Para que que eu vou fazer uma pesquisa se eu já tenho os resultados prontos né então por exemplo aqui se o trabalho for.

    Descritivo A ideia é descrever o fenômeno não necessariamente resolveu o problema às vezes ou resultado esperado é negado tá a hipótese que eu esperava é negada o que no TCC pode ser até bom no.

    Caso uma consultoria quando uma o que eu espero encontrar não é não está correto isso não é muito bom porque aí o consultor não vai ter o trabalho dele validado certo no TCC não.

    Necessariamente você pode encontrar Numa pesquisa um determinado resultado e na hora que você aplica no seu contexto um tema parecido ou usando o mesmo questionário o resultado pode ser.

    Totalmente diferente Ou empate diferente e na banca de TCC na academia isso é bem visto tá não necessariamente se o seu TCC deu resultado contrário que você esperava é ruim tá ela vai ser uma outra.

    Diferença tem o TCC monografia dissertação trabalho científico ele tem um Rigor científico né a exigência de seguir as normas da ABNT as normas da ciência e assim por diante tá eu.

    Falei no início lá no TCC o pesquisador deve ser Imparcial Apesar de que na consultoria deveria em certa medida também a pessoa sem parcial ele acaba tendenciando porque ele tá trabalhando.

    Na empresa então ele vai usar uma linguagem mais leve para falar com as pessoas para falar com o gerente o gerente estão fazendo determinada coisa de forma errada aqui no TCC eu tenho que.

    Ser Imparcial eu na hora que eu vou contar por exemplo a história da empresa eu não posso dizer que a empresa é legal que ela é muito boa porque os Fundos que eu colhi depoimentos de funcionários e.

    Eles dizem que a empresa é ótima que eu trabalho lá e Essa empresa é excelente olha se a banca identificar um viés do pesquisador muito forte pode ficar uma dúvida se a pessoa realmente executou a.

    Pesquisa você a pessoa realmente fez o trabalho Olha só que importante gente isso eu acho tá se você deixar um viés muito forte no seu TCC que é um estudo de caso e tem um caráter consultoria se.

    Você deixa claro que você tá sendo parcial a banca pode pensar assim será que esse cara esse menino essa menina realmente aplicou a pesquisa ou ele só pegou tudo tava pronto e tá aqui.

    Tentando passar digamos assim um melzinho na chupeta aqui para gente tá digamos assim popularmente falando né então Que cuidados você deve tomar né dois basicamente evite demonstrar no seu.

    Manuscrito títulos que remetam a ideia de uma consultoria tá por exemplo eu separei alguns aqui tá bom a implementação da ferramenta xpto na empresa tal e os seus resultados aí você.

    Pode colocar tem uns que coloca até assim um estudo de caso ela até colocar aqui ó dois pontos dois pontos um estudo de caso tem alunos que coloca exatamente.

    Assim ó a implementação da ferramenta xpto na empresa tal e os seus resultados Ou seja eu já digo lá no meu resumo quais são os resultados geralmente são positivos tá maioria das vezes que eu já.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. Acessar Canal Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Cn7goY-vGzg

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem